Cinco maquiagens + impressionantes em filmes

Quando a gente aqui do Cinco+ assiste a filmes, sempre notamos a fotografia, mixagem de som, cenografia etc. Muitas vezes a maquiagem passa desapercebida. Mas não para mim. Como eu trabalho exatamente com isso, adoro ir ao cinema e ver todos os truques de make up na tela grande. Pode não parecer, mas maquiagem é muito importante em um filme, por mais simples e quase imperceptível que ela seja. Muitas vezes é durante o processo de transformação que os atores conseguem entrar melhorar em suas personagens. Os makes que eu vou mostrar aqui foram personagens principais na caracterização dos atores e não passam tão despercebidos assim.

Vamos lá?

Heath Ledger – O Cavaleiro das Trevas

Perdoem-me os amantes de Jack Nicholson, mas o Coringa, personagem icônico dos quadrinhos do Batman, nunca foi tão bem caracterizado. Além de dar vida ao personagem, Heath Ledger foi quem criou a maquiagem. Ele usou tinta branca de maquiagem teatral e batom, tudo comprado em uma farmácia. O look foi aprovado pela direção e reproduzido todos os dias no set. Já as cicatrizes ficaram a cargo da equipe de maquiagem; foram todas feitas com materiais específicos para maquiagem de efeitos especiais. O make de palhaço, para ter aquela cara de mal feita, ao contrário do que pensam, demora bastante para ser feita e os retoques eram constantes para que ela não derretesse mais ainda sob a luz dos refletores.

 

Marion Cotillard – Piaf – Um Hino ao Amor

Edith Piaf reencarnou em Marion Cotillard em Piaf – Um hino ao amor, tanto pela atuação belíssima da atriz francesa, que levou o Oscar de melhor atriz pelo filme, quanto pela maquiagem de Didier Lavergne e Jan Archibald. O processo de transformação de Cotillard levava 4 horas, todos os dias de filmagem, um desafio tanto para a atriz quanto para os maquiadores. Foi necessário apagar a sobrancelha da atriz, colocar uma massa por cima para aumentar sua testa e desenhar as novas sobrancelhas à la Piaf. A equipe de maquiagem teve também que redesenhar o contorno dos lábios de Marion, para ficar mais próximo aos de Edith, que tinha um mood bem anos 40. Uma touca especial com alguns cabelos também foi confeccionada para servir de base para a peruca de Piaf mais velha. Um make absolutamente complicado de ser feito, pois vários aspectos do rosto de Marion Cotillard tiveram de ser apagados, redesenhados, e como o filme contempla toda a vida de Piaf, vários truques foram usados para envelhecer a atriz, assim como no nosso próximo filme.

 

Brad Pitt – O Curioso Caso de Benjamin Button

Só esperando até o final do longo O Curioso Caso de Benjamin Button para vermos o Brad Pitt pelo qual todas babam. No início do filme vemos Pitt super velhinho, mas ainda com espírito de criança e conforme seu personagem cresce, ao invés de envelhecer, acontece o contrário, ele rejuvenesce. O ator passa por um makeover total, do começo ao fim do filme. Muita massa foi utilizada para criar as mil rugas do Benjamin velhinho, alem de uma mãozinha da equipe de efeitos especiais nos computadores. O próprio ator disse que não acreditava no reflexo toda vez que se olhava no espelho depois da longuíssima sessão de maquiagem.

 

Robert Downey Jr. – Trovão Tropical

Quando assisti Trovão Tropical pela primeira vez, alem de morrer de rir, fiquei quase o filme todo tentando descobrir quem era o ator que interpretava o personagem de Kirk Lazarus. Quando descobri que era Robert Downey Jr., dei um Google na hora para saber quem foi o responsável pelo make. Sem surpresas, descobri que foi Rick Baker, o maquiador mais premiado com Oscar por seu trabalho no cinema. Robert Downey Junior interpreta um ator que de fato, no próprio filme, passa por uma transformação. Todos os aspectos de seu rosto foram alterados para que ficassem mais próximos de um homem negro. Quilos de base foram usados para construir esse novo tom de pele no ator, além de alterar cabelo e sobrancelhas completamente.

Nicole Kidman – As Horas

Para viver a autora Virginia Woolf, Nicole Kidman topou ter um novo nariz e até uma prótese dentária. A semelhança entre a personagem do filme e a verdadeira escritora inglesa é absurda. Depois do primeiro teste de maquiagem, quando Kidman se olhou no espelho ela disse: “Meu Deus, isso pode ficar muito ridículo ou pode me ajudar a me perder na personagem”. Dito e feito, no ano seguinte, Kidman estava com a estatueta do Oscar de melhor atriz nas mãos, dada pelo ator Denzel Washington, que disse na hora de anunciar o prêmio: “Por um nariz!”. No mesmo filme, a maquiagem se destaca no rosto de Juliane Moore. Para fazer a atriz parecer mais velha, 6 horas de transformação diária foram necessárias.

Comments
3 Responses to “Cinco maquiagens + impressionantes em filmes”
  1. Eduardo nicolau disse:

    Hahahaha mto bom!!! N sabia o da nicole kidman

  2. rafaeladiasg disse:

    O do Heath Ledger e o da Nicole Kidman são muito bons… O Robert Downey Jr. tb tá hilário!

  3. nunca iria imaginar que aquele é o downey jr.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: