Cinco + filmes sobre comida: do asqueroso ao apetitoso

ratatouille-02

Estava analisando o nosso blog e percebi que a inusitada categoria GASTRONOMIA, estava vazia. Com tanta fixação por Cinema, fiquei preocupado e suspeitei que estava sendo deixada de lado a única coisa que todo mundo gosta! Por isso decidi compilar essa lista de filmes sobre comida, claro, os filmes são muito mais que isso, mas a comida esta lá, e é um personagem tão importante quanto os demais. O uso da comida no cinema serve para vários aspectos, significados e interpretações. Elas podem nos encantar e deixar com água na boca ou nos espantar e deixar enojados. Os cinco filmes sobre que vou falar não serão julgados em ordem de qualidade ou importância, mas sim sobre o olhar gastronômico. Do pior ao melhor no quesito comida, do que nos tira a fome ao que nos desperta. Bon appetit!

5 – O Cozinheiro, o Ladrão, a Mulher e seu Amante, 1989
( The Cook, The Wife, the Thief and her Lover)

Este filme, que talvez seja o mais conhecido trabalho de PeterGreenaway, um dos cineastas mais inventivos dos últimos tempos, nos conta a estranha, até bizarra história de Georgina, a “Mulher”, interpretada pela vencedora do Oscar Hellen Mirren, que é casada com Albert, o “ Ladrão”. Michael Gambon, mais conhecido pelo seu papel como Dumbledore de Harry Potter, constrói um personagem incrível e detestável com seu Albert, numa das melhores atuações que já vi,mais que um Ladrão, o personagem é um mafioso, falastrão, extremamente violento e possessivo, dono de um restaurante, onde trabalha o “Cozinheiro” e onde conhecemos o “Amante”. O filme inteiro se passa dentro do restaurante, que trabalhado com maestria nas questões de arte e fotografia cria um dos cenários mais interessantes do cinema, os ambeintes são divididos pela cor e reforçam o conceito ambíguo que apresentei sobre a comida, que saindo de um depósito sujo e podre, passando pela caótica cozinha, enfim chega ao restaurante em sua forma bela. A natureza repugnante dos personagens dialoga com essa questão, assim como as refeições, eles podem se transformar, ou não. … Desagradável para os mais sensíveis, principalmente a cena final, mas para quem gosta do bom cinema, O Cozinheiro, o Ladrão, a Mulher e seu Amante é excelente, confiram!

4- Estômago, 2007

Estômago, filme nacional dirigido por Marcos Jorge, inicia com uma grande cena. Nonato, está preso e conta aos seus companheiros de cela a historia do queijo gorgonzola, de uma maneira muito inusitada, que se encerra com a resposta nada agradável do mais brutal deles. Somos então apresentados ao personagem, Nonato chega do nordeste em SP, sem casa ou comida, ele começa a trabalhar num boteco fazendo salgados e descobre um verdadeiro talento na cozinha. O filme então segue nos contando a origem e o destino de Nonato, o que nos leva a perguntar, o que aconteceu com ele? Foi injustiçado? Se não, o que ele fez pra estar na cadeia? Um filme envolvente, que captura a atenção desde o minuto inicial até seu desfecho, com um ótimo roteiro e excelentes interpretações, Estomago é um dos melhores filmes nacionais da ultima década. As cenas na cozinha são muito bem orquestradas, de despertar o apetite e vontade de cozinhar, porém até o final você provavelmente vai mudar de ideia. Por que na última cena… Bom, assistam ao filme!

3- Chocolate, 2000
(Chocolat)

Chocolate, do diretor sueco Lasse Halstrom é um romance encantador. Nos anos 60, uma mulher solteira e sua filha se mudam para uma pequena vila rural no interior da França e são mal recebidas pela rigidez moral familiar dos habitantes. Porém, elas abrem uma loja de chocolate, e aos poucos, todos são irresistivelmente, conquistados pela simpatia das duas e seus deliciosos chocolates. A mãe, interpretada pela linda Juliete Binoche acaba trazendo uma valioso lição de amor e aceitação para toda a cidade e ao mesmo tempo, descobre o amor, quando se apaixona por Roux, personagem de Johnny Depp. Pra quem gosta de chocolate, esse filme faz, literalmente, os olhos brilharem, pra quem não gosta, sugiro algum tipo de tratamento. Com ótimo elenco, além dos já mencionados, Alfred Molina, Carre-Anee-Moss e Judi Dench, Chocolate é um agradável e divertido romance que com certeza vai te deixar com um sorriso no rosto e muita vontade de comer chocolate.

2- Ratatouille, 2007

Ratatouille

Ratatouille é a animação de 2006 da Pixar. Como todos os filmes da Pixar (com a exceção de Carros 2) Ratatouille conquistou em unanimidade a critica e o publico com a historia do rato francês que queria cozinhar. Remy, o rato, foge para Paris a fim de encontrar seu ídolo, o Chef Gusteau, porem se depara com a triste noticia de que ele está morto. Remy então se fixa abaixo do restaurante do seu falecido ídolo e se une a um dos funcionários, Linguini, que o infiltra na cozinha. Remy e Linguini então constroem uma dupla que vai abalar a culinária parisiense e tornar Linguini, na verdade Remy, um grande e renomado chefe. Apesar de serem irreais, desenhadas em 3d, as comidas e cenas na cozinha são belíssimas e certamente de despertar o apetite. Como a Pixar sempre faz, em Ratatouille também ela cria personagens memoráveis e uma linda e tocante historia, não deixe de assistir.

1- Julie e Julia, 2009

Julie & Julia

O filme Julie e Julia creio ser o que menos gosto de todos que aqui listei, não que seja ruim, pelo contrario, com um roteiro inteligente e a, sempre impecável, atuação de Meryl Streep, Julie e Julia é muito divertido, porem, como já disse, não estou julgando pelo filme e no quesito comida, Julie e Julia é imbatível. Conta duas historia separadas em tempo e espaço, porem conectadas pela cozinha. Meryl Streep é Julia Child, uma mulher nos anos 40 que começa a aprender a cozinhar e encontra sucesso como renomada Chef, 60 anos depois, na atualidade, temos Julie Powell, uma aspirante a escritora que, passando por problemas, decide blogar por um ano enquanto cozinha centenas de receitas escritas por Julia. Juntas as historias contam como duas mulheres encontraram talento e inspiração através da culinária. O filme mostra muitas e muitas receitas, deliciosas, é impossível não ficar com água na boca, pra todos os gostos, Julie e Julia faz qualquer um terminar a sessão morrendo de fome e viciado em manteiga.

Comments
5 Responses to “Cinco + filmes sobre comida: do asqueroso ao apetitoso”
  1. Michelle Chahara disse:

    O estímulo visual realmente aguça o paladar. Acredito que quando existe a visualização de pratos, alimentos, inconscientemente isso é um fator determinante para a pessoa que está vendo o filme sair e buscar pratos iguais ou semelhantes ao do filme.

  2. Ana disse:

    dá vontade de sair cozinhando todos os pratos de “julie e julia”, “ratatouille” é fofo demais e “chocolate”, só pra começar o nome do filme é chocolate, já começa bem. os outros ainda não vi. beijinhos

  3. Kelly Araújo disse:

    Muito bacana o blog achei uma excelente sacada falar da parte gastromonica que esta diretamente inserida no contexto e diversos filmes, porém acaba passando despercebido. Otima postagem.

  4. Ana disse:

    Eu adoro os dois; cinema e gastronomia, por isso gosto muito quando os dois andam juntos! Muito boa idéia!!!

  5. qual que é aquele em que a galera come até morrer? num banquete greco ou alguma coisa assim…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: