Cinco + cenas fodas do cinema

Em inglês, o pessoal fala jaw-dropping. Isso mesmo, de cair o queixo. Sabe quando o filme nem é tão bom mas tem uma cena incrível que muda tudo? Ou quando o filme já é extraordinário e tem aquela cena que deixa ela ainda muito melhor? Então, é disso que eu estou falando, ou melhor, vou falar. Foi muito difícil fazer esse top 5 porque tem muita coisa boa (alias, tem sido difícil fazer top 5, as vezes da vontade de fazer top 100, pra poder falar de tudo) e eu, parcial como sou, decidi elencar as minhas 5 preferidas (dentre muitas). Falem depois nos comentários o que acham, e digam quais são as suas preferidas também. Quem sabe esse post, no futuro, nao vira realmente um top 100?

Vamos lá?

1)    Melancolia

Eu tive que colocar meu filme preferido aqui. Nao só porque ele é meu preferido, e porque o Lars Von Trier é meu diretor preferido, mas porque a cena é MUITO foda. Inteira em câmera lentíssima, ao som de Tristão e Isolda de Wagner (só a música já é jaw-dropping), a cena é um deleite visual sobre o fim do mundo. Não quero falar muito sobre ela porque acho que cada um tem que senti-la, sentir a melancolia.

 

2)    O Iluminado

Acho que apresentações são desnecessárias quando fala-se de Stanley Kubrick. Podem falar de 2001 (filme incrível), De Olhos Bem Fechados (outro foda), mas pra mim, The Shinning (O Iluminado) é o melhor. Tudo é incrível, a direção de arte, o próprio Jack Nicholson, o steady, montagem, tudo. Esse filme tem cenas muito boas mesmo, foi difícil ter que escolher uma mas eu fiquei com a cena da porta, da onda de sangue. INCRÍVEL. Vejam por vocês mesmos.

 

3)    2001- Uma Odisséia no Espaço

Não deu. Tive que colocar Kubrick de novo! O filme é algo inacreditável, atemporal, denso… Meu Deus, faltam adjetivos. O longa põe na mesa uma discussão importante sobre o ser humano (obviamente nao como o conhecemos hoje) e como foi o inicio da articulação de poder pela espécie através da evolução, num viés darwinista. O balé espacial do inicio é absolutamente maravilhoso mas eu fico com a cena mais emblemática do filme, a do osso:

 

4)    Irreversível

Um dos meus favoritos. Esse é um filme que deve ser assistido, em todos os sentidos. Pelas atuações incríveis do casal Monica Bellucci e Vincent Cassel, pela direção, pelo roteiro incrível, tudo. Confesso que nao é um filme fácil de ser assistido, ele é forte, conta com momentos beeeem pesadas, mas mesmo assim não deixa de ser maravilhoso. A cena que eu escolhi como sendo a melhor, muitas vezes é julgada como sendo a mais forte, mas te garanto que quando assistir ao filme todo você verá que não é bem assim! O filme fala sobre um dia na vida de um casal e como tudo se destrói aos poucos, em minutos. Do tipo do filme tem-que-ver.

 

5)    As Horas

Já falei aqui sobre o filme As Horas mas comentei mais a maquiagem. Querem mais uma razão para amá-lo? A cena final. Virgina Woolf (Nicole Kidman) escreve sobre como a vida pode se tornar um cárcere enquanto vemos todas as trajetórias descritas no filme se finalizando. O roteiro desse filme é algo maravilhoso, e a maneira como ele explora as nuances da vida e ao mesmo tempo o universo particular de mulheres diferentes, em tempos diferentes é única. Aviso de spoiler para quem nunca assistiu!!

 

Comments
4 Responses to “Cinco + cenas fodas do cinema”
  1. marina disse:

    Sensacionais as escolhas, mas parcial como também sou haha, pra mim a cena final de Dançando no Escuro, também do Lars von Trier e meu filme preferido, é uma das melhores da história. Mas é dificil mesmo, tem anticristo também, a Origem tem umas incriveis, Batman o cavalheiro das trevas, tem os clássicos.. aumenta esse top 5 ai haha

  2. leon1508 disse:

    NAo! e a cena do chuveiro??? Heresia deixa-la de fora…

  3. flazerbinato disse:

    amei as escolhas! A cena inicial do Anticristo é linda também.. aliás, Lars von Trier curte uma cena em câmera lenta no início dos filmes dele, né? risos

  4. femguimaraes disse:

    Le, achei muito clichezão colocar a cena do Psicose.
    E Marina. a final de Dancando no Escuro é incrivel também, choro muito. Lars arrasa.

Deixe uma resposta

