Cinco + Filmes de Terror TRASH!

evildead2bdcap3_original

Sempre digo que dos filmes de gênero, os mais complicados de se fazer são comedia e terror. Quando o filme busca uma sensação especifica, provocar riso ou medo, é difícil realizar um bom trabalho. Mas é justamente isso que faz deles únicos, quem nunca foi direto ao cinema ou locadora procurando exclusivamente um filme assustador ou um muito engraçado? A grande e maior parte do publico desses filmes é, claro, o publico jovem, que nos anos 70 eram assíduos frequentadores de sessões de cinema noturnas e múltiplas, as famosas GRINDHOUSE, onde eram exibidos pacotes de filmes B, que usavam e abusavam de sexo, violência, carros velozes, lutadores de kung fu e etc… Enfim, tudo que chamasse a atenção e, obviamente, o terror era um dos temas mais recorrentes. Esses filmes foram se multiplicando e com produções de baixo nível e clichês cada vez mais copiados, passaram a despertar gargalhadas em meio aos sustos e assombrações. Nascia o Terror-trash ou Terrir, uma combinação deselegante entre os dois gêneros até então distintos. Não se engane pelos fatos, o Terror-trash realmente trouxe otimos filmes para o cinema, muitos excelentes profissionais da sétima arte, inclusive começaram suas carreiras com filmes desse tipo, pequenos exemplos são Sam Raimi, diretor dos filmes do Homem-Aranha, Peter Jackson, vencedor do oscar pelo ultimo filme da trilogia de O Senhor dos Aneis e James Cameron, Titanic e Avatar, somente, os dois filmes mais lucrativos da história. Engraçados, assustadores e bizarros, o Terror-trash logo se tornou conceituado e hoje são procurados sobre o incoerente termo ‘cult’. Vim aqui listar os melhores filmes desse gênero impar e inusitado, grandes filmes, que são mestres em divertir e enojar.

5 – A Geladeira Diabólica

The Refrigerator, 1991

Como nosso quinto colocado, escolhi uma pérola do terror trash com apelo mais pessoal… A geladeira diabolica foi o primeiro filme trash que vi, não é dos melhores, mas merece uma posição pela criatividade absurda. Um casal se muda para um apartamento, coisas estranhas vão acontecendo, pessoas somem e então eles descobrem o culpado: A GELADEIRA! Sim, o eletrodoméstico era apenas uma mascara para o verdadeiro portal do inferno. O casal tera que descobrir como e lutar contra a manifestação demoniaca em sua cozinha, e para voce descobrir também… assista ao filme!

4- Encarnação do Demônio, 2008

Zé do Caixão ou José Mojica Martins, conhecido internacionalmente como Coffin Joe (COFFIN JOE!), é o grande mestre tupiniquim dos filmes de terror, realizando, dirigindo e atuando em suas produções desde os anos 60, Zé do Caixão, apesar de ser apenas um ícone bizarro para a maioria foi, sim, um grande diretor. Foi inclusive o inventor de uma técnica de filmagem copiada por grandes mestres do cinema americano e europeu. Escolhi aqui o seu filme mais recente, A encarnação do demônio como quarto colocado. Zé do Caixão tem filmes melhores, algumas de suas obras mais antigas são excelentes, mas Encarnação do Demônio é exemplo do bom Terror-trash. Extremamente violento, cheio de sexo, sangue, demônios e tudo que seja apelativo, o filme é MUITO engraçado. Sem fugir da história e ambientação de terror, o filme contém uma ótima comédia em meio ao seu horror intenso, isso que é um bom filme de Terror-trash! Apesar de ser recente e nacional, distante em tempo e espaço da origem do gênero, Encarnação do Demônio é dos melhores, se você é fã do Trash, não deixe de conferir. Assim como todos, alguns na verdade, dos outros filmes do nosso mestre do terror.

3- Fome Animal

Braindead, 1992

Peter Jackson, diretor de o Senhor dos Anéis, começou sua carreira com filmes de baixo orçamento em sua terra-natal, a Nova Zelandia. Filmes esses, claro, do gênero trash. O primeiro foi Bad Taste, também um dos mais cultuados, porém o seu terceiro longa-metragem é o mais requisitado até hoje.  Fome Animal conta a historia de um vírus/maldição que se transmite pela mordida de um rato mutante sumério. A mãe do protagonista é mordida pelo rato, e então morre… Para depois retornar como um zumbi bizarro em busca insaciável por carne humana! A trama vai aumentando cada vez mais, para se encerrar de uma maneira muito mais absurda do que já estava sendo, porém extremamente divertida. Fome Animal não é para os mais sensíveis, mas quem não se importar, assista já!

2- Re-Animator

Re-Animator, 1985

Re-Animator é um clássico instantâneo. Baseado num conto de terror do famoso autor americano H.P. Lovecraft que é influencia a varias outros filmes, músicas e livros igualmente famosos, a trama, simples e genial, é sobre um casal de estudantes de medicina que recebem um novo colega em sua casa. Esse estranho então revela experimentos macabros onde ele é capaz de reviver tecidos mortos. Também muito violento e nojento, mas com um roteiro inteligente e uma grande habilidade em deturpar valores é impossível não se entreter, Re-Animator é um filme obrigatório.

1-  A Morte do Demônio e Uma Noite Alucinante

Evil Dead I / Evil Dead II, 1981/1987

Enfim, chegamos ao primeiro colocado. E sem dúvida o grande filme do genero trash é Evil Dead ou A Morte do Demonio. Dirigido e idealizado por Sam Raimi, diretor da trilogia do Homem-Aranha, Evil Dead reinventou e elevou não só o trash, mas o terror como um todo. Evil Dead ganhou duas continuações posteriores, uma em 1987 e a ultima em 1992, com o titulo Army of Darkness, e é dificl falar apenas do primeiro filme, pois toda a trilogia é incrivel. Digamos que o primeiro filme está mais para o terror e o último mais para comédia, o segundo é um meio-termo entre os dois, porém vamos manter com os dois primeiros, que são os melhores e onde a trama é similar. Ash, personagem cultuado do ator Bruce Campbell, viaja com amigos e sua namorada a uma cabana no meio da floresta, lá eles encontram pesquisas e artefatos pertencentes a um arqueologo que pesquisava demonios. Em meio aos achados, está o Necronomicom, ou Livro dos Mortos, que quando recitado abre uma porta para a entrada dos demonios na terra. A loucura vai progrendindo ao longo do filme, assim como o grotesco. Evil Dead, realmente desperta medo, acompanhado da comédia impecável. Adorado por cada vez mais fãs e criticos especializados do cinema, Evil Dead é, com certeza, sessão garantida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: