Cinco + finais que viraram debates
Com certeza você já viu algum filme onde alguma questão não fica respondida e isso acaba sendo o tema da próxima conversa de bar. Recentemente tivemos o filme A Origem que deixou um montão de gente perturbada por alguns dias até chegar a uma única conclusão. O final ambíguo é uma arma muito interessante da escrita dramática, com certeza os que aqui listaremos não seriam tão impactantes e lembrados se oferecessem uma resposta simples e direta. Vamos lá aos cinco finais que mais levantaram discussões
5 – O Lutador
The Wrestler, 2008
O filme de de Darren Arnofsky foi o que estabeleceu de vez que o diretor veio pra ficar. Ganhador de vários prêmios e responsável pela volta triunfal de Mickey Rourke. O lutador é, definitivamente, um grande filme. Mas o que diabos acontece no final!?
O Final:
O lutador está debilitado, seu médico frisou para não lutar mais, caso contrário poderia morrer. Ele ignora as advertências e chega confiante a luta. Começa a sentir pontadas no coração, mas prossegue e se prepara para aplicar o golpe final. O filme acaba.
Palpites:
Justamente, não é pra sabermos o que aconteceu. Os otimistas creem que ele viveu para lutar mais um dia, o resto que ele caiu morto no chão. Mas podemos chegar a uma conclusão devido a outro filme do mesmo diretor, o posterior Cisne Negro. Originalmente, a ideia de Arnofsky era realizar um filme sobre uma bailarina e um lutador que se apaixonavam, os personagens se tornarão tão interessantes que ele resolveu fazer dois filmes separados. Ou seja, a fonte de ambas as historias saiu do mesma trama. E em Cisne Negro, a protagonista Nina morre no final exercendo seu oficio de bailarina. Logo, provavelmente, o destino de O Lutador deve ter sido o mesmo.
4- Encontros e Desencontros
Lost in Translation, 2003
Outro filme que definiu a qualidade de uma artista, desta vez Sofia Coppola, a filha de Francis Ford Coppola, foi Encontros e Desencontros. Protagonizado por Bill Murray e com Scarlett Joahnsson no inicio do sucesso, Encontros e Desencontros é uma bela obra de romance. Também vencedor de vários prêmios e indicado ao Oscar.
O Final:
Bob Harris, um ator que se alimenta do sucesso do passado, vai ao japão para realizar um comercial. Lá conhece Charlotte (Johansson). Logo eles iniciam um profundo romance, o problema é que Charlotte é casada com John e Bob também tem uma esposa o aguardando em casa. No final do filme, na hora de eles se separarem, Bob susurra algo para Charlotte e ninguém, exceto ela, ouve o que foi que ele falou! Ninguém sabe o que vai rolar entre os dois.
Palpites:
Eu não tinha palpites, até ver este vídeo:
Bom, acho que realmente alguém ficou perturbado com esse final. Conseguiram decodifica-lo com um software de som! E pelo que o personagem de Bob fala (contar a verdade aquele homem, no caso John, o marido de Charlotte) parece que a relação deles havia chegado mesmo a um fim.
3- Bruxa de Blair
The Blair Witch Project, 1999
Bruxa de Blair revolucionou o terror com sua estética hiperrealista e documental. Filmes como Cloverfield, Atividade Paranormal e REC são todos discípulos do humilde e barato Bruxa de Blair. A trama é simples e suficiente, três amigos partem acampar em uma floresta na cidade de Blair, que é conhecida por abrigar uma lendária bruxa, a fim de realizar um documentário. Extremamente assustador sem mostrar uma gota de sangue, Bruxa de Blair é obrigatório a qualquer fã do terror.
O Final:
Após bonecos de madeira que aparecem do nada, gritos inexplicáveis no meio da noite e o sumiço de um dos integrantes acompanhado de sua camisa manchada de sangue, fica claro que alguma coisa bem tensa e do mal está acontecendo pela floresta. No auge do desespero, a noite, os dois integrantes restantes do grupo seguem os gritos de seu amigo sumido. Eles acabam chegando numa casa, sobem as escadas e veem o amigo perdido de costas olhando pra parede, a câmera então cai no chão e o filme acaba.
Palpites:
No inicio do filme, uma mulher nativa de Blair conta historia sobre a bruxa e diz que ela fazia as crianças ficarem de frente pra parede enquanto ela matava seus amigos. Bom, isso se repete no final e eles provavelmente devem ter morrido. Mas isso não explica nada! O que é a bruxa? Como ela mata? O que diabos aconteceu o filme inteiro? Bom, nunca iremos saber…
2- Onde os Fracos não tem Vez
No Country for Old Men, 2007
Onde os fracos não tem vez foi o filme que coroou os irmãos Coen de uma vez por todas. Vencedor de 6 Oscar, incluindo filme e direção é um filme incrível baseado na famosa obra de Cormac McCarthy
O Final:
O assassino Anton Chigurh (Javier Barden) visita a namorada do homem que estava seguindo e matou. Ele havia prometido matá-la, mas não vemos o que aconteceu. Ele simplesmente sai do local, bate o carro, ignora os ossos quebrados e vai embora. Mas não para por aí, a cena seguinte vemos o xerife da cidade (Tommy Lee Jones) anunciando sua aposentadoria a um amigo e depois pela manhã contando a sua mulher sobre um sonho que teve.
O sonho é mais ou menos assim:
O xerife é um viajante a cavalo que precisa atravessar uma montanha de neve durante a noite, ele então vê seu pai que passa cavalgando e toma a dianteira. O pai é fruto das lembranças do velho Xerife, logo é o homem mais novo do sonho e está carregando um chifre com fogo dentro. O pai cavalga tão rápido que some na frente do Xerife, então o Xerife sente alivio ao pensar que o pai sempre estará na frente dele esperando, onde quer que chegue.
WTF!?,
Palpites:
Para a primeira cena, novamente opto pela morte do personagem. Anton, o assassino, não falhou nenhuma vez, todos que ele iria matar, morreram. Por que seria diferente na última cena?
Para o sonho bizarro, peguemos o titulo original do filme: No Country for Old Men, literalmente “Não há terra para homens velhos”. No filme o velho xerife se encontra incapaz de fazer algo perante a brutal violência do assassino que ele persegue, ele escolhe a aposentadoria e desiste da captura, ou seja não há espaço(terra) para os velhos. É exatamente isso que o sonho pretende dizer, porém recheado de metáforas.
A montanha nevosa a noite seria a “ terra perigosa”, interpretado como o própria terra em que o xerife vive, que agora perante tanta violência é inóspita.
O homem mais novo, seu pai, o guia através da luz do fogo no chifre, lhe dando conforto e segurança para atravessar os perigos. Podemos entender isso como a própria memória do pai que sustenta o título de Xerife e protetor que o personagem de Tommy Lee Jones tem.
Porém o xerife acorda, e não está mais com seu pai, nem se sente seguro perante o ambiente hostil que agora existe lá fora. O sonho reafirma a incapacidade do velho Xerife perante os perigos. No Country for Old Men.
1- A Bela da Tarde
Belle de jour, 1967
Luis Bunuel é conhecido por seu surrealismo no cinema. Amigo e parceiro de Salvador Dali, Bunuel aplicou técnicas do mestre pintor em seus filmes. Muitos deles não contém a minima explicação. Em Anjo Exterminador, não sabemos o que mantém as pessoas na sala, em O Discreto Charme da Burguesia, não sabemos para onde os personagens do filmes estão indo ao aparecerem caminhando juntos por uma estrada sem fim. Bunuel quer mesmo é nos intrigar e ver as mais vária das interpretações que podemos tirar de seus filmes. Porém o final dele que mais me incomoda é o de Bela da Tarde, com a belíssima Catherine Deneuve.
O Final:
Severine (Deneuve) é uma mulher casada e virgem que inicia o filme sonhando que está sendo castigada a chicotes pelo marido e seus empregados. O filme prossegue e ela sente um impulso de perversão implacável, e passa a trabalhar num prostíbulo a tarde para o seu marido não descobrir, dai o nome do filme, A Bela da Tarde.
90 minutos depois, Severine já desistiu de sua carreira indecente e está cuidando do marido, agora cego e em uma cadeira de rodas, quando é abordada por uma antigo cliente que ameaça contar ao seu marido toda a verdade. Ela então olha pra fora e lá está o mesmo cenário do inicio do filme, onde ela era castigada. Então retorna o olhar para seu marido e ele levanta, tira os óculos e começa a falar.
Palpites:
Realmente, acho impossível se acomodar numa única definição para o final deste filme. Mas inicialmente tinha duas proposições:
1- Severine é sonhadora e um pouco maluca, prestes a ter seu mundo destruído (o marido saber a verdade) ela volta a sonhar. Indicado pelo cenário de fora e pela cura instantânea de seu marido.
2- O inicio do filme (o castigo) era a única parte real da história e tudo que se passou foi um sonho de “vingança” dela. Ela passa a ser prostituta (fica mais experiente ao marido em relação ao sexo, além de estar “no controle” da fidelidade), o marido fica cego e na cadeira de rodas, ela passa a tratá-lo como um bebê. Ou seja de apanhando no meio da rua ela virou a babá dele, o dominado virou dominador. E no final, a realidade começa a voltar indicado, também, pelo cenário de fora e cura instantânea do marido.
No DVD americano do filme, o menu indica a cena final como “ Return to Dreams”, ou Volta aos Sonhos. De acordo com ele a primeira opção é a correta, mas Bunuel está morto e o organizador do menu do DVD não é o senhor da verdade, logo só nos resta questionar.
EXTRA: 2001 – Uma Odisseia no Espaço.
2001 – A Space Odyssey, 1968
2001, o grande filme do grande diretor Stanley Kubrick é um filme que sempre levanta discussões e muitos dizem que não existe solução ou interpretação correta. Porém a resposta é mais simples do que imaginam.
O FINAL:
O protagonista finalmente chega em Júpiter, lá ele encontra um monólito gigante, começa um show pirotécnico e de repente ele está num quarto tipicamente burgues. Ele se vê mais velho e depois mais velho e depois mais velho ainda, para enfim se transformar em um feto gigante que viaja pelo espaço. Se você não viu o filme, não tente entender, falando desse jeito parece que escreveram o roteiro dentro de um hospício.
SOLUÇÃO:
Você sabia que 2001 é baseada em um livro homônimo? Inclusive o autor Arthur C. Clarke ajudou Stanley Kubrick a escrever o roteiro do filme. Enfim, no mundo dos livros é tudo muito bem explicado, inclusive nas continuações, tem o 2010, 2061 e até 3001.
É o seguinte, o monólito era um equipamento de uma raça super avançada que capacitava a aceleração da evolução. Por isso que os macacos na cena inicial se tornam inteligentes e posteriormente viram homo sapiens sapiens. Quando o astronauta chega em Jupiter, ele encontra outro monólito que o evolue. Essa evolução é demonstrada pelo show pirotécnico e as versões mais velhas de si mesmo que ele vê. É uma reapresentação para um supra-entendimento, ou uma inteligencia suprema que agora ele tem, uma diferença de intelecto tão grande para a do ser-humano comum quanto era a do macaco para nossa. Transformado nessa criatura superior, representado pelo feto gingante, ele volta para a terra com um “presente”, o entendimento superior, o próximo passo da evolução. Isso é justificado também pelo próprio titulo do filme, odisseia, que nos remete a obra de Homero onde Ulisses, o herói, volta de uma viagem conturbada para sua terra natal com um presente e salvação para todos.
Enfim, eu prefiro a visão do filme, justamente ele desperta dúvidas (diferente do livro) de propósito, Prefiro acreditar que o monólito não seja uma máquina alienígena, mas algo mais abstrato. Que pode ter origem alienígena, divina, pré-humana ou simplesmente uma figura simbólica para um ponto em que se define a evolução natural. Essa é a graça e magia dos finais ambíguos!
Nossa adorei!!! Demais!!!! Sempre fico com essas duvidas!!!
Iniciei meu dia tergiversando alguns textos extremamente paradoxais buscando descrever uma teodiceia em termos estritamente existenciais. Em uma função lógica e (amplamente) gnosiológica versei sobre associação/dissociação e integração/distinção.
Ainda bem que desisti, que resolvi ler esse post. Genial!
Não confiem no Leon! Ele diz que liga no dia seguinte, mas não liga.
Onde está blade runner, monty pyton calice sagrado, star trek 2? Esta lista é no máximo, para ser educado, mediocre
Muito interessante! Seria ótimo se essa lista pudesse ser estendida,o conteúdo está primoroso.
Muito legal! Ajudou a esclarecer varias idéias! Parabéns, muito bom mesmo!
Gostaria muito que essa lista fosse ampliada!
Cara, o blog de voces é sensacional! Juro!
eu to viajando, ou a imagem destacada é o final do A Origem, que nem foi citado no post e tambem tem um final muita sensa?!
o final de origem eh chocrivel! cade lion?
eu nao entendi o final de Homem de Ferro.. vc poderia me explicar aquela cena final depois creditos??
Achei interessante a ideia do post: histórias em que o diretor deixa o fim em aberto. Foi que nem o caso em sala de aula: quem jogou a bolinha em mim?
Achei ótimo o post! Mas também fiquei curiosa pra saber a opiniao sobre A Origem, e se der A Ilha do Medo também me deixou bem tensa