Cinco + filmes da década

eternalsunshine

Lista dos melhores e maiores filmes da ultima década, ao menos em minha humilde opinião.

5 –  Brilho Eterno de uma mente sem lembranças

Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004

O roteirista Charlie Kaufman é, se não o maior, um dos maiores roteiristas dos últimos tempos. A originalidade e criatividade dos trabalhos de Kaufman é exclusiva. No inteligente romance, Brilho Eterno de Uma mente sem Lembranças, O personagem de Jim Carrey, , decide realizar um procedimento neurológico onde todas as memorias de sua ex-namorada Clementeine, Kate Winslet, serão deletadas. A partir daí é toda a capacidade criativa de Kaufman posta aprova. Uma lindo e envolvente filme.

4- Quase Famosos

Almost Famous, 2000

A obra-prima de Cameron Crowe, e sua autobriografia. O diretor foi durante a juventude repórter da revista Rolling Sotne, em plenos anos 70. Neste filme é contada a historia verídica, porém adaptada, da primeira turnê que Cameron acompanhou quando tinha apenas 15 anos. É o perfeito feel-good movie e o filme definitivo sobre rock. Quase Famosos é o quarto colocado.

 3- Cidade de Deus

O incrível filme de Fernado Meirelles pode, com total razão, ser chamado de o melhor já feito em território nacional. Contando a historia de dois garotos da favela Cidade de Deus no Rio de Janeiro, Dadinho e Buscapé, Meirelles procura explorar com substancia e construir um retrato amplo e tocante de toda a historia e sociologia da violência e miséria suburbana do país. Uma direção e montagem praticamente perfeitas, com um acido roteiro de grande sequencias, Cidade de Deus é indispensável.

2- Sangue negro

There Will Be Blood, 2007

O diretor Paul Thomas Anderson, desde seu primeiro filme, prova ser um dos mais competentes diretores da atualidade. Em seu, até então, maior trabalho, P. T. Anderson cria um dos mais inventivos e ímpares filmes não só da ultima década, mas de toda a historia do cinema. O protagonista, interpretado a perfeição por Daniel Day-Lewis, o também Daniel Plainview é a perfeita a encarnação da ambição humana inserido na perfeita história de ambição humana, a busca pelo petróleo. Fotografia, arte, elenco, roteiro, direção, é tudo maravilhoso nesse clássico instantâneo.

1 – O Senhor dos Anéis

The Lord of The Rings, 2001/2002/2003

O nosso primeiro colocado prece de criatividade perante os outros, afinal o livro de o Senhor dos Anéis está aí a cem anos e não é um livro qualquer, pelo contrário, é a obra de ficção (excluindo a bíblia, alcorão e outros que se levantam dúvidas) mais lida de todos os tempos. Mas a primeira posição é merecidíssma! Um empreendimento desacreditado e megalomaníaco, trazer a Terra-Média para as telas do cinema, que tomou forma de uma maneira incrível e extraordinária. A trilogia do Senhor dos Anéis foi extremamente bem recebida em público e critica, vencedora de vários prêmios e acima de tudo peça marcante na imaginação de milhares e milhares de pessoas que leram ou não os livros. Filme, na verdade filmes, da década, primeiro lugar!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: